Dicas da Chef

Cardamomo
O cardamomo é uma das principais especiarias da cozinha indiana, usado desde a antiguidade. Lá é encontrado em diferentes variedades, recebendo nomes diversos como Misore e Malabar, as espécies favoritas. É usado em muitos pratos salgados. É um dos principais ingredientes da mistura de temperos garam massala e em pó aromatiza quase todos os doces: sorvetes, arroz-doce, doces de frutas, de cenoura, etc. É usado também em bebidas quentes como chás e café e em bebidas frias feitas com frutas, leite ou iogurte.
O cardamomo são as sementes de uma planta da família do gengibre, que nascem dentro de uma cápusula de cor verde. É nativo do sul da Índia e é conhecido como a rainha das especiarias. Na Índia é mastigado após as refeições. Seu uso medicinal é extenso, podendo branquear os dentes e refrescar o hálito, é largamente usado para tratar infecções nas gengivas e nos dentes, na prevenção de doenças da garganta, congestão pulmonar, tuberculose pulmonar, inflamação das pálpebras e problemas digestivos. É também referido como antídoto para veneno de algumas cobras e escorpiões.

Chai
O chai (pronuncia-se tchai) é um chá com especiarias e ervas aromáticas indianas.
   É composto por água, canela, anis estrelado, cardamomo, gengibre, cravo da índia, pimenta do reino, leite e açúcar ou adoçante.
   Ele possui propriedades antioxidantes, energéticas, digestivas e tem baixo teor calórico.
   No Restaurante Govinda você pode experimentar nosso chai à vontade, pois é uma cortesia da casa aos nossos clientes. 








Semente de Mostarda

   Nós por aqui conhecemos a mostarda na versão comercial mais comum, cheia de cúrcuma na pasta, ou a versão mais tradicional, a de Dijon. Mas o aroma da semente de mostarda estourando no ghee é simplesmente mágico e nunca passa despercebido. 
   Os grãos negros/marrons são os melhores, por terem gosto mais marcante, se comparados aos amarelos. Também ficam bonitos quando compõe o prato, por serem menores, pequenas bolinhas de sabor. 
   O óleo essencial é liberado quando em contato com água ou neste processo de estourar as sementes - a pungência da mostarda e seu sabor característico surgem daí. Aliás, fala-se muito hoje sobre este óleo conter até ômega-3.
   As sementes de mostarda fazem parte da história: estão mencionadas em textos bíblicos, islâmicos, budistas e, claro, hindus. Na cozinha indiana, dificilmente encontra-se a versão em pó. As sementes, inteirinhas, entram no começo da massala ou no processo conhecido como tadka, em que elas entram no final do prato.